sábado, 7 de julho de 2012

A Fórmula dos Relacionamentos

O nosso Deus é um Deus de relacionamentos. Na eternidade remota, Ele acercou-se de seres angelicais e, com estes manteve comunhão. Na criação do mundo, para cada animal macho, criou uma fêmea idônea.

O próprio Deus descia à tarde no jardim, para comunicar-se com o homem – obra prima de Sua mão.

Com a queda do homem no pecado, o relacionamento foi rompido. Partiu do Senhor Deus, e não do homem a atitude para restaurar aquela comunhão. A vida de dois animais foram então ceifadas, para que tudo voltasse a ser como antes.

A fórmula dos relacionamentos estava então estabelecida:

- É preciso renunciar, sacrificar, abrir mão, para que o relacionamento dê certo! (Os.2)

O escritor aos Hebreus nos informa que o Deus dos relacionamentos, buscou de várias formas e maneiras, ser ouvido por Seu povo. (Hebreus 1:1)

Pensando um pouco sobre o relacionamento humano, encontramos alguns fatos importantes:

Embora o homem e a mulher sejam os únicos sobre a terra a comunicar-se por palavras, esta linguagem de expressão, é distinta para ambos.

Por exemplo, a mulher comunica-se nas entrelinhas, por meio de “pistas”, enquanto o homem é direto e objetivo. O grande entrave está em decifrar estas “pistas”. Às vezes um “não” quer dizer “sim”. Um “não tem importância”, quer dizer “quero que você se preocupe”. Enfim, as mulheres, em sua maioria, usam as pistas para se expressarem. Seria bem mais fácil se fossem diretas!

Parece que em alguns casos na Bíblia Deus também usou pistas para falar com o Seu povo:

No caso de Balaão, o jumento empacado era uma pista de que Deus não estava aprovando a conduta daquele homem.

A seca na época do profeta Elias, era uma pista de que a idolatria local, era uma afronta aos Seus olhos.

A tempestade que se levantou na viagem de Jonas à Társis, foi uma pista do Seu desagrado à direção seguida.

As parábolas contadas por Jesus, eram pistas, sobre a vontade de Deus e os mistérios de Seu Reino.

Tanto no sentido espiritual, quanto no relacionamento à dois, a interpretação das pistas é fundamental para o sucesso da comunhão. Neste sentido, a palavra comunhão significa, caminhar junto, estar de acordo.

Uma pesquisa realizada na década de 70, revelava que dez por cento dos casamentos naquela época terminavam em divórcio. Hoje, 40 anos depois, o índice no Brasil subiu para quase cinquenta por cento.

A conclusão, é que a comunicação por pistas por parte da mulher não mudou – talvez tenha até aumentado! O que mudou, é a capacidade de entender aquela fórmula matemática dada por Deus - lá atrás, no início de tudo - a fórmula dos relacionamentos: O Sacrifício!




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More