domingo, 16 de setembro de 2012

Os acordes do amor



Um perfume é composto de três acordes:
O acorde de cabeça, o do coração e o de fundo.
O acorde de cabeça é a primeira impressão olfativa que temos após a aplicação. É o primeiro aroma que sentimos diretamente do frasco, ou na pele. Em minutos perdemos essa primeira impressão, deixamos de senti-lo.
O acorde de coração é a essência do perfume, a fragrância mais forte e característica. Ele se acentua assim que o acorde de cabeça se enfraquece, e vão se misturando gradualmente, por no máximo duas horas, até que o acorde de fundo prevaleça.
O acorde de fundo representa a última estrutura, a base. São como notas subjacentes de uma fragrância, são as mais quentes, pesadas e consistentes notas de uma composição olfativa. É esse acorde que permanece por muitas horas, é nele que está a fixação, e sentimos por último.
Existem perfumes de diversos gostos olfativos, doce, floral, cítrico, amadeirado... Alguns adquirimos por nos parecerem agradáveis, mas com o uso, tornam-se enjoativos.  Existem aqueles que são de um ótimo aroma, mas não são duradouros, enquanto há aquele que a impressão é mais do que olfativa, nos leva a ter sensações de frescor e bem estar, e podem até nos trazer lembranças e causar sentimentos de saudades.

Assim como os perfumes, podemos caracterizar os relacionamentos como os três acordes. 

Um relacionamento movido pela emoção e aparência, pode parecer agradável no início, mas em pouco tempo se desgasta, assim como o acorde de cabeça evapora rapidamente. 

Isso porque esse tipo de relacionamento é motivado pelas primeiras impressões, e não se aprofunda, é superficial, como a maioria dos  relacionamentos modernos.

Existem relacionamentos em que há algo mais que emoção e aparência: existe afinidade, sentimento, compatibilidade, companheirismo. Esse tipo de relacionamento é mais durável que o relacionamento superficial e “moderno”, é mais duradouro, sólido e mais agradável no início, mas também se desgasta com o tempo.

O acorde de fundo pode ser comparado ao Amor verdadeiro. Não ao amor, sentimento, mas o Amor, espírito. Sentimentos vêm e vão, mas o Amor, fruto do Espírito Santo, esse é eterno. 

Seus frutos são as partículas essenciais de lealdade, fidelidade, alegria, longanimidade etc...

Este tipo de acorde, apesar de fazer a diferença no perfume, não pode ser considerada uma estrutura única, pois para o perfume ser completo ele realmente precisa dos outros dois acordes. Assim como podemos dizer, que ainda que duas pessoas tenham o Espírito de Deus dentro delas, não necessariamente elas construirão uma perfeita. É necessário que haja afinidade, cumplicidade, atração, companheirismo.

O relacionamento durável e pleno deve ser também como um bom perfume, e existe uma frase que diz, que “os melhores perfumes estão nos menores frascos”. Isso acontece porque há um detalhe que faz toda a diferença: a estrutura principal, o acorde de fundo: O bom perfume é completo!

Tal qual a estrutura do perfume, assim é a estrutura humana, somos tricotômicos, ou seja, somos compostos de corpo, alma e espírito. É muito importante a coisa da ‘pele’, mas esta é a primeira impressão, é a percepção superficial do ser. O verdadeiro ‘eu’ está além disso. Um relacionamento sustentado apenas pela atração física, breve se desvanecerá.

Passamos para a alma, que exige um envolvimento mais profundo. Chegamos agora naquele nível do relacionamento, onde os gostos se misturam, onde comumente o vulgo chama de ‘a alma gêmea’. Neste nível, se está além de uma simples atração. Mas ainda será necessário algo mais.

O relacionamento onde a entrega é completa, é aqui tipificada pelo acorde de fundo. Aquele sentimento que transcende à todo entendimento. Sabemos de casos, em que o nível de união é tão profunda entre o casal, que ambos falecem em datas muito próximas. Este é o tipo de relacionamento que vencerá todas as dificuldades e desafios que surgirá no caminho.

Talvez pensando nisto, o apóstolo Paulo tenha dito que: “o amor tudo crê, tudo suporta e tudo espera” – o amor que tem como essência, a união de dois espíritos, que se completam na alma e no corpo.

Pense nisso!  




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More