quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Poder das palavras de afirmação - Use-as para melhorar o seu relacionamento


Mark Twain disse certa vez: “Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses”. Bom para o Mark Twain, mas conheço poucos maridos ou esposas que sobrevivem com apenas seis elogios por ano. Salomão, um dos escritores da Bíblia, escreveu: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.

Muitos casais nunca aprenderam o tremendo poder de uma afirmação verbal mútua. Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor.


Palavras encorajadoras

Elogio verbal é uma forma, entre muitas, de expressar palavras de afirmação ao seu cônjuge. Outra maneira: as palavras encorajadoras. Allison sempre gostou de escrever.

Ela escreveu vários artigos e apresentou um deles à redação de uma revista; porém, como não foi aceito, não teve mais coragem de tentar novamente em outro lugar. Um dia, após ler um dos artigos, o marido de Allison, Robert, lhe falou:

- Desculpe interromper sua leitura, mas eu tenho de lhe dizer uma coisa: Acabei de ler seu artigo. Allison, você é uma excelente escritora. Esta matéria precisa ser publicada. Você escreve de forma clara e usa palavras que fazem que o leitor consiga visualizar o que se relata. Seu estilo é fascinante. Você tem de levar este artigo para algumas revistas.

- Você acha realmente? - ela perguntou um pouco hesitante.

- Acho sim! Seu material é muito bom mesmo!

Allison já possui vários artigos publicados desde então e agora já tem um contrato para escrever. É uma excelente escritora. Porém, foram as palavras encorajadoras de seu marido que a inspiraram e impulsionaram a dar o primeiro passo no árduo processo de ter um artigo publicado.

Talvez seu cônjuge possua alguma qualidade que tenha grande potencial, mas se encontra adormecida. Aquela capacidade talvez aguarde suas palavras encorajadoras.


“Não é o que você falou. É o jeito que você falou!”

O amor é esplendoroso. Se desejarmos comunicá-lo de forma verbal, devemos utilizar palavras bondosas. Isso tem a ver com a forma através da qual nos expressamos. Algumas vezes, nossas palavras dizem uma coisa, mas o tom de voz afirma outra completamente diferente.

Nosso cônjuge, geralmente, interpretará a mensagem que lhe enviarmos com base na tonalidade da voz e não nas palavras que usarmos. A mesma palavra dita em voz alta, irritada, não será uma expressão de amor, mas sim de condenação e julgamento. O rei Salomão disse com toda sabedoria: “A resposta branda desvia o furor”.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More